Projeto


RESUMO

    O Projeto Meio Ambiente – De Bem com a Natureza propõe realizar aprendizagens relevantes e significativas aos alunos, levando-os a investigação em variadas situações e circunstâncias, com relação as questões ambientais da escola, do município e do mundo.
    O estudo da temática está sendo realizada usando a metodologia da pesquisa e os recursos tecnológicos existentes na escola, como o Laboratório de Informática Educacional , DVDs, etc. Temos como referencial teórico o filme e o livro O Município de Piranhas e as Revistas Ambientais Volumes I, II e III enviadas pela Secretaria de Estado da Educação, cujos assuntos abordados são: Tipos de Poluição, Biomas do Cerrado, Água, Mudanças Climáticas, Efeito Estufa, Aquecimento Global.
    A proposta é levar os alunos a adquirir novos conhecimentos com autonomia, oferecer a eles a oportunidade de abstrair uma aprendizagem significativa a partir da convivência com situações problematizadoras em relação às questões ambientais vivenciadas no mundo em que vive.
INTRODUÇÃO
    Sendo a escola um espaço em que o educando vivencia valores que o orientarão para a vida, torna-se compromisso nosso, a preocupação com a formação integral do ser humano não cuidando somente das capacidades técnicas científicas, mas principalmente de valores e aspirações mais profundas.
    Neste sentido, considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada de mundo, a ação deste projeto, deverá, ao longo deste semestre, oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda a necessidade de preservar o meio ambiente e adote posturas que venha colaborar para que o espaço escolar seja um ambiente agradável.
JUSTIFICATIVA
   O Projeto “Meio Ambiente – De Bem com a Natureza” será desenvolvido nas turmas do 6º ano “U” no período vespertino – integral do ensino Fundamental, composta de aproximadamente 45 alunos, com idade média de 09 a 11 anos. Os alunos são bem socializados entre si e com os professores. O que as turmas necessitam é de ampliar o conhecimento com relação a questões que envolvem o meio ambiente, a degradação ambiental que está assolando o mundo, ter melhor consciência ambiental e de opções para que possam participar ativamente da estrutura ecológica do local onde vive. Uma formação continuada específica para tratar do tema, possibilitando a construção de uma postura, despertar o prazer pelo conhecimento, criar espaços para reflexão e debate, ajudando os alunos a compreender melhor as diversas maneiras de melhorarmos o ambiente escolar da escola, do município e do mundo em que vivemos.
    Conhecer é uma atitude de vida. Por isso é preciso mudar o rumo do nosso sentido.
   É preciso conscientizar a comunidade escolar para construirmos um ambiente (dentro e fora) da escola mais limpo e capaz de promover a conscientização das pessoas em relação aos recursos naturais, pois temos a função básica de criar condições para uma compreensão crítica desta realidade de forma prazerosa, havendo transformações conforme conhecimento do tema abordado, trazendo resultados positivos a uma sociedade mais consciente.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
  • Promover interações significativas entre os alunos e as questões ambientais, a partir do referencial teórico o filme e o livro O Município de Piranhas e as Revistas Ambientais Volumes I, II e III enviadas pela Secretaria de Estado da Educação, cujos assuntos abordados são: Tipos de Poluição, Biomas do Cerrado, Água, Mudanças Climáticas, Efeito Estufa, Aquecimento Global, tendo como tema gerador a Educação Ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Validar ou reformular hipóteses a partir de informações analisadas durante o processo de leitura de textos informativos, filmes, visitas;
  • Produzir textos como: relatório da visita ao viveiro local e paródias de músicas envolvendo o meio ambiente;
  • Fazer um fichamento a partir de filme;
  • Conhecer as ferramentas do Editor de desenho Tuxpaint e do Editor de Texto Write;
  • Fazer a releitura da imagem produzida no Write, respondendo a um questionamento específico sobre a mesma;
  • Ampliar o repertório de conhecimentos sobre: Tipos de Poluição, Biomas do Cerrado, Água, Mudanças Climáticas, Efeito Estufa, Aquecimento Global;
  • Produzir uma história em quadrinhos;
  • Montar um painel informativo sobre dados coletados.
METODOLOGIA
A metodologia deste projeto requer trocas, por isto é dialógico, comunitário, integrado e dinâmico, privilegia a descoberta, a inovação e a criação. Cria oficinas, vivências, redes e agrupamentos. Este projeto foi discutido, analisado e pactuado com as comunidades escolar e local.
Desenvolver junto aos alunos:
  1. Saídas a campo: para o Viveiro Primavera;
  2. Pesquisa: livros, revistas ambientais, internet;
  3. Debate e seminários;
  4. Uso dos recursos tecnológicos da escola: TV/DVD, laboratório de informática e dos programas Tuxpaint e Write.
ETAPAS
DESENVOLVIMENTO – (ações)
I ETAPA
Propor o projeto;
Formar equipes de quatro e cinco e distribuir a cada uma delas uma cartolina onde terão que desenhar ou escrever o que sabem a respeito do tema “Conservação do Ambiente”. Estipular um tempo para que eles realizem o levantamento do conhecimento prévio. Em seguida abrir as descobertas dentro do grupo classe.
II ETAPA
  • Sabemos que nosso planeta vem adoecendo a cada dia, aquecimento global, devastação de nossas florestas, poluição de nossas águas, falta de água... A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da terra. Esse descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Muitos já ouviram falar de todos estes problemas e questionamentos: “O que fizemos para ajudar o meio ambiente?” Abrir a discussão em cada grupo para que os alunos possam relatar fatos ou experiências já vividas.
  • Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem dados obtidos na pesquisa.
  • Solicitar que os alunos formem duplas, em seguida observar todo o ambiente escolar, após escolher um dos locais observados e construir frases de preservação do ambiente;
III ETAPA
  • Trabalhar o filme: O Município de Piranhas, fazer a leitura funcional com os alunos, em seguida preencher uma ficha sobre o filme.
  • Dividir os alunos em duplas e trabalhar os conteúdos do livro O Município de Piranhas de Maria Glória e pedir aos alunos para fazer a leitura dos tópicos, fazer seminário sobre o mesmo;
IV ETAPA
  • Em dupla solicitar dos alunos que construa uma imagem no Tuxpaint de acordo com o filme assistido O Município de Piranhas.
  • Abrir o Editor de Texto Writer e fazer a releitura da imagem, contendo: Cabeçalho, título, inserção da imagem, digitação dos questionamentos e resposta dos mesmos;
  • Fazer a socialização da releitura entre a turma e grupo gestor da escola.
V ETAPA
  • Levar os alunos para fazer uma visita orientada no Viveiro Primavera para que estes possam conhecer a variedade de plantas ali existentes: Ornamentais, frutíferas, do cerrado, medicinais, etc.
  • Solicitar que os alunos façam um relatório sobre a visita ao viveiro;
  • Expor as produções dos alunos no pátio escolar para a comunidade escolar.
  • Levar letras de músicas que envolvem o meio ambiente e solicitar que os alunos em dupla faça uma paródia sobre a mesma.
  • Montar um mural com as paródias construídas.
- VI ETAPA:
  • Trabalhar conteúdo das Revistas Ambientais volumes I, II e III da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, em seguida pedir para os alunos escolher um texto de sua preferência contido nas mesmas e fazer uma história em quadrinhos com no mínimo duas personagens.
Avaliação
    Observar a interação do aluno com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e melhorar sua atuação como cidadão em relação ao meio ambiente. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se resume a uma iniciativa pontual. Observar se o painel criado reflete um posicionamento crítico em relação às propostas. Avaliar se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo e acompanhar as etapas do projeto.
  Bibliografia
  • Filme “O Município de Piranhas”, de Maria Glória;
  • Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências – Vol. 4;
  • Revistas Ambientais, volume I, II e III;
  • Santos, Maria Glória de Faria Nunes dos. O Município de Piranhas: geografia, história e educação ambiental/Profª Maria Glória de Faria Nunes dos Santos. Goiânia: Kelps, 2011.